Inovação e monetização com resíduos

A geração de resíduos sólidos ocorre na maioria das empresas e nos mais diversos segmentos, desde uma papelaria até uma metalúrgica, sendo vista, na maioria das vezes,  como sinônimo de custo. Porém, muitas empresas já buscaram soluções inovadores que trazem nova perspectiva para seu (antigo) descarte de resíduos. Com o apoio do avanço tecnológico que se tem hoje há a possibilidade da recuperação e valorização de resíduos perigosos, resíduos contaminados e resíduos complexos!


Fonte: Google Image, 2017

Hoje, ainda se tem uma visão limitada sobre a valorização dos resíduos, sendo muitas vezes restrita aos principais segmentos de resíduos, como plastico, metais e papelão; o que leva a não se explorar a receita latente, proveniente da valorização de outros resíduos. Entretendo, já se tem tecnologias para todos os segmentos, além de centenas de especialistas prontos para buscar alternativas inovadoras.

E o beneficiamento dos resíduos industriais impacta positivamente não só no balanço econômico das empresas, mas também traz benefícios em todo o ciclo de vida dos materiais. O que permite que o ‘resíduo’ retorne na cadeia produtiva como matéria prima, gerando a diminuição do uso dos recursos naturais e a geração de renda.

Sua empresa monetiza e inova com os resíduos?

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *