Tecnologia nas indústrias: o remédio para a crise

Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, globalizado e envolto em crises: econômicas, sociais e ambientais de todos os tipos. A indústria não fica de fora desse contexto, sofrendo com perdas de demanda, crises econômicas que encarecem as matérias-primas e baixam o valor de venda dos produtos.

Mesmo dentro deste cenário atual podemos ver algumas formas de minimizar esses problemas ou até mesmo saná-los. Para isso, temos uma ferramenta muito útil: a tecnologia.

Indústria 4.0

Um bom exemplo de como a tecnologia pode ser muito útil dentro do ambiente industrial é a chamada “indústria 4.0”. A indústria 4.0 foi criada na Alemanha com o intuito de melhorar a performance da produção e redução de custos.

Consiste em fazer todo o controle do maquinário, produção, matéria-prima utilizada, controle da linha de produção, além de informações estratégicas para inteligência de negócios (BI). Com isso, toda a fábrica é controlada por computadores e todas as informações são armazenadas em um Big Data (gestão de grande armazenamento de dados) fazendo com que as análises e controles sejam muito mais assertivos. Dentre os principais benefícios¹ da indústria 4.0 estão:

  • Redução de Custos
  • Economia de Energia
  • Aumento da Segurança
  • Conservação Ambiental
  • Redução de Erros
  • Fim do Desperdício
  • Transparência nos Negócios
  • Aumento da Qualidade de Vida
  • Personalização e Escala sem Precedentes

Tecnologia de menor custo

Sabendo que nem todas as indústrias podem se dar ao luxo de investir em tecnologia no sentido de transformar sua fábrica em um ambiente 4.0, podemos estabelecer alguns paralelos mostrando que nem sempre necessitamos de tanto investimento em tecnologia para termos seus benefícios.

Isso é o que tentamos fazer na B2Blue.com, oferecer serviços de gestão e tecnologia avançada com baixo custo para indústria. Desta forma conseguimos trabalhar para geração de receitas através dos resíduos gerados ou mesmo obtenção de matéria-prima através de resíduos de outras indústrias.

Para isso, contamos com um Big Data  com informações que podem fazer a diferença no mercado e fazer com que a sua indústria tenha um ganho substancial de receita e redução de custos. Para saber mais sobre nossos serviços clique aqui.

¹Indústria 4.0: Uma Visão da Automação Industrial: http://www.automacaoindustrial.info/industria-4-0-uma-visao-da-automacao-industrial/

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *